Sobre Katanas

Post que o Al Got This fez mas não postou, então:

Pesquisando sobre katanas encontrei diversas informações sobre a evolução tanto na qualidade da lamina quanto a formas de fabricação. Também encontrei dados a respeito de tipos de laminas e gumes que podem ser encontrados.

Já sabem: sou apaixonado por cultura japonesa. (nem preciso dizer isso toda hora LOL)
Comecei a “namorar” espadas de sites e olhar os desenhos, valores e variações.
Me deparei com o seguinte nome “Tomizo Ishida”, conhecido por Ishida-sensei.
Este é o nome de um japonês que FABRICA KATANAS NO BRASIL!
Neste site ( http://ishida.atipico.com.br/ ) encontrei informações sobre como ele começou a fabricação de espadas por aqui.
Hoje entrei em contato pedindo mai$ informaçõe$ tentando ser o mais cauteloso possível por que eu não sei se este forjador de espadas tem o mesmo costume dos forjadores mais tradicionais da terra do sol nascente (que costumam ser difíceis em aceitar um “trabalho” e tem mandam embora se não gostarem de você).  Ainda estou aguardando uma possível resposta.
O site possui algumas fotos dos trabalhos, ou melhor OBRAS, de Ishida-Sensei, mas como não encontrei nada de preço por lá iniciei uma nova busca pelo nome do espadeiro. Eis que encontro pelo Google uma referencia ao orkut (primeira vez que vejo isso acontecer!) com os seguintes dizeres na página:

ESPADAS DO Sr. TOMIZO ISHIDA SENSEI P/VENDER

Tenho duas espadas do Sr. Ishida Sensei para vender.
São espadas Shinkens para Tameshi e Suemono-giri.
As lâminas já foram testadas.
Quem conhece o trabalho do Sr.Ishida Sensei sabe da qualidade com a qual ele fabrica suas katanas.Características:

Katana – 1:
Lâmina: 76 cm
Tsuka: 28 cm
Tsuba: Tsuru
Saia: Fosco Preto
Valor: R$ 9.000,00
 
Katana – 2: 
Lâmina: 70 cm
Tsuka: 26 cm
Tsuba: Dragão
Saia: Fosco Preto
Valor: 7.000,00Há a possibilidade de Ishida Sensei assinar o cabo e emitir um certificado assinado por ele, entretanto o valor final implicará em um acréscimo a ser combinado e que será revertido ao Sensei. Assim, com o cabo assinado, a espada ficará valorizada pois, terá o certificado de autenticidade na katana.Interessados enviar e-mail com NOME COMPLETO (caso treine, favor especificar nome do Dojo e Idade) para:

Mediante algumas trocas de informações enviarei meu telefone para contato direto para fecharmos negócio.

É… não tá pra mim não. Se uma espada que NÃO carrega o nome de seu forjador, o que a torna mais barata normalmente, ta custando 9 mil
Com a assinatura de Ishida-sensei deve passar dos 12 mil fácil, fácil.
Na minha mente imagino/escuto as pessoas que trabalham com ele como porta-voz dizendo: “Valeu Thiago! Obrigado por sua participação em nosso programa e volte sempre!”
Fica pra próxima. =/
Ps.: Thiago Novaes… irei editar este e-mail te transformá-lo em um post no blog.
Um comentário sobre “Sobre Katanas

  1. Olá caro amigo…
    Essa semana tenho pesquisado muito sobre espadas e tbm descobri sobre o Ishida Sensei, ele mora em Mairiporã tem em torno de 86 87 anos e leva 6 meses pra fazer uma Katana. Tbm curto muito espadas japonesas e coisas medievais.
    E SIM! Eu tenho coragem de pagar R$ 12.000,00 em uma Katana verdadeira (coragem tenho de sobra só não tenho dinheiro ) Kkkk
    Eu ainda não. Entrei em contato com o Ishida Sensei pq estou sem credito… mais gostaria de saber mais sobre ele entre em contato cmg. Abraços…

Deixe um comentário

